Cadastre sua Vaga

      Fale Conosco

        Seja voluntário

        EXPERIÊNCIA CULTURAL

        EXPERIÊNCIA CULTURAL

        CONHECENDO O OUTRO: CULTURA AFEGÃ

        A comunidade afegã acolhida pela ONG Estou Refugiado ofereceu um jantar típico para toda a equipe e amigos. Passamos por momentos de muita descontração, alegrias, trocas. A confraternização foi memorável, regada a comidas típicas, danças e músicas regionais. Pudemos sentir um pouco do Afeganistão no Brasil. Lembrando as palavras de Carlos Drummond “tenho a vocação para a felicidade, ser feliz não me traz sensação de culpa”.  

        Tivemos a oportunidade de conhecer o outro, um exercício muito delicado. A diferença cultural é a pitada que precisamos para sermos felizes. Apesar da diversidade de línguas e costumes, certas tradições milenares são preservadas no Afeganistão. Encontramos na arte e na culinária esses aspectos conservados. Pudemos entender a importância de preservar as raízes culturais.  

        Foi muito emocionante estar em contato com nossos amigos afegãos. Agradecemos aos participantes e aos organizadores que nos trouxeram um pouco do Afeganistão para o Brasil. Esperamos que povo afegão tenha os seus direitos básicos preservados como acesso à educação, moradia, alimentação, saúde e lazer. Desejamos mais encontros na comunidade.

        Ao longo da história da humanidade, tivemos embates entre grupos étnicos e culturais. Esperamos que essa noite seja um exemplo para que possamos superar os estereótipos e ter mais momentos de comemoração. 

        Tenho a vocação para a felicidade.

        Ser feliz não me traz sentimento de culpa.

        Não preciso da tristeza para justificar a inutilidade da vida.

        Não preciso morrer e ir ao céu para encontrar a felicidade.

        Quero-a e tenho-a neste espaço terreno do aqui e do agora.

        (Vocação para a felicidade – Carlos Drummond de Andrade)