Cadastre sua Vaga

      Fale Conosco

        Seja voluntário

        Visita ao museu do futebol

        Visita ao museu do futebol

        .

        Os alunos da Escola de Português visitaram o museu do futebol com os funcionários da indústria farmacêutica Lilly

        .

        Os alunos da Escola de Português visitaram o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, acompanhados pelos funcionários da indústria farmacêutica Lilly. Conhecemos uma equipe plural, comprometida com a inclusão e com a diversidade em diferentes áreas da organização. Ao final da visita, realizamos um piquenique seguido de uma roda de conversas.

        Essa ação foi proporcionada pela empresa no âmbito do programa chamado Dia de Servir. Nesse dia, acontecem ações simultâneas em 32 países, onde os funcionários atuam diretamente em iniciativas comunitárias. Em São Paulo, os beneficiados foram os alunos da Escola de Português do Instituto Estou Refugiado, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura brasileira e sobre a história do futebol no país.

        Participamos de uma visita guiada, que apresentou novas formas de observar o futebol brasileiro. Refletimos sobre temas como a questão de gênero no esporte, e do futebol como prática elitista em sua origem, até sua democratização como um esporte popular e midiático.

        Exploramos como o futebol está presente em diversas partes do mundo e observamos objetos inusitados que servem como bola em outras culturas. Além disso, reconhecemos que o esporte e o lazer são ferramentas fundamentais para aproximar pessoas, e que também contribuem significativamente para a saúde mental.

        Foi uma tarde repleta de trocas de saberes, risadas e fortalecimento de laços. Os alunos da Escola saíram com uma nova perspectiva sobre a cultura local, enquanto os funcionários da Lilly tiveram a oportunidade de ouvir histórias singulares que transcendem os países de origem, como Irã, Nigéria, Quênia e Afeganistão, destacando indivíduos com amplas capacidades e qualificações que buscam seu espaço na cidade de São Paulo.

        Assim sendo, ao realizarmos parcerias com organizações públicas, privadas e da sociedade civil, buscamos promover melhorias e fortalecer vínculos. Defendemos os direitos fundamentais daqueles que chegam ao território nacional e queremos ampliar a pluralidade das vozes que lutam por esses direitos. O lazer é um direito essencial, e as boas práticas institucionais são ferramentas eficazes para concretizá-lo.