Cadastre sua Vaga

      Fale Conosco

        Seja voluntário

        O DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE HUMANA

        O DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE HUMANA

        Celebramos a solidariedade em relação à migração e ao refúgio

        Neste dia, destacamos a importância da solidariedade, especialmente no contexto migratório, como forma de promover segurança e dignidade à mobilidade humana. Redes sociais de solidariedade são formadas para apoiar migrantes e pessoas em situação de refúgio em diferentes regiões.

        Essas redes fortalecem vínculos e desempenham um papel central no processo de deslocamento dessas pessoas. Elas auxiliam na identificação de melhores condições de acolhimento, alojamento, oportunidades de trabalho, e na construção de um senso de pertencimento e adaptação ao novo destino. São redes compostas por indivíduos, Organizações Internacionais (OI), Organizações da Sociedade Civil (OSC) e políticas públicas que dão suporte e desenvolvem a legislação migratória necessária.

        Os núcleos solidários formados durante os deslocamentos estimulam os fluxos migratórios, sendo responsáveis pela circulação de inúmeras informações que atravessam fronteiras. Muitas vezes, esses núcleos indicam os itinerários a serem seguidos por migrantes e por pessoas em situação de refúgio. A solidariedade, especialmente entre indivíduos fora do círculo familiar, torna-se indispensável para aqueles em situação de vulnerabilidade.

        Essas redes refletem a organização social no processo migratório, envolvendo articulações entre indivíduos, Estados e Organizações da Sociedade Civil (OSC). Ao cruzarem as fronteiras, eles encontram núcleos de apoio que facilitam o acesso a oportunidades locais, como trabalho, moradia, educação, lazer, segurança, assistência social e outros direitos fundamentais, sempre pautados na dignidade da pessoa humana.

        A adaptação é o grande desafio. Outras questões surgem como a superação dos problemas emocionais, financeiros e culturais. Portanto, a rede de proteção que se estabelece será de extrema importância para os processos migratórios, evitando os perigos que circulam a migração. A solidariedade já fortalecida, principalmente por parentes e por amigos, potencializa o enraizamento e a sensação de pertencimento.

        Os migrantes e pessoas em situação de refúgio sentem-se mais seguros com as informações que recebem de parentes e de amigos. Eles fazem com que suas jornadas tenham riscos reduzidos e geram confiança nos processos desenvolvidos pela grande rede de solidariedade que os cerca, formando um conjunto de atores que colaboram para o sucesso do processo migratório.

        Nesse sentido, devemos lembrar que o dia mundial da solidariedade, 20 de dezembro, reforça os vínculos entre indivíduos. Foi em 2005 que a Organização das Nações Unidas (ONU) marcou a data com o objetivo de incentivar os Estados membros a formular e a compartilhar estratégias de redução da pobreza a nível global, reforçando a Declaração do Milênio (2000).