Os migrantes e as pessoas em situação de refúgio, beneficiários do programa do Instituto Estou Refugiado, visitaram o Espaço Itaú Cultural para conhecer uma mostra coletiva que reúne o trabalho de mais de 70 artistas. As professoras de arteterapia, Márcia Landsmann, e de moda e costura, a estilista Daniele Mifano, instigaram o grupo com questionamentos sobre os processos criativos que envolvem as profissões do setor têxtil.
O programa oferece cursos integrados, como corte e costura fashion, confecção de bolsas ecológicas e encontros de arteterapia. Os beneficiários participaram de uma visita guiada com as professoras e a coordenadora dos cursos de capacitação, Alethea Rodrigues. A ideia do curso é proporcionar o entendimento completo do que envolve o trabalho na área de moda e costura, assim como proporcionar o acesso à cidade, desmistificando os espaços socioeducacionais.
A exposição traz uma poética inventiva, que ao mesmo tempo questiona e embeleza, transformando os conceitos. A curadoria da exposição, Artistas do vestir: uma costura dos afetos, foi de Carol Barreto e Hanayrá Negreiros. Elas extrapolam a moda das vitrines e das passarelas. Revelam produções contínuas que nos trazem a reflexão sobre o tempo. Para elas, o ateliê se torna a própria criação, ampliando as possibilidades de trabalho.
A moda é um conceito amplo que pode caracterizar tendências, hábitos e comportamentos. Ela também é uma forma de comunicação, expressando os sentimentos daqueles que criam tendências numa sociedade. Tentamos unir arte e linguagem nos cursos de capacitação para entender o olhar dos migrantes e das pessoas em situação de refúgio.
Os beneficiários do programa são de países distintos como Venezuela, Quênia, Irã, Marrocos e Afeganistão. São pessoas sensíveis que colaboram para modificar o senso comum com uma perspectiva inovadora. O acompanhamento terapêutico proporcionado pelos encontros de arteterapia complementa o projeto, que tem em sua base as aulas de português, cursos específicos como as bolsas ecológicas, silk-screen (serigrafia), além das noções fundamentais de moda e costura.