O ano de 2024 foi bastante desafiador para a equipe do Instituto Estou Refugiado. Mudamos de endereço e estabelecemos várias parcerias com projetos que admiramos, compartilhando as mesmas diretrizes éticas e valores que colocamos em prática. Conhecemos docentes qualificados e comprometidos com uma metodologia que apoia os diversos processos vivenciados por migrantes e pessoas em situação de refúgio.
Nossos cursos de capacitação têm ampliado horizontes, especialmente para a comunidade de beneficiários que auxiliamos. A partir das necessidades identificadas dentro da nossa instituição, decidimos buscar soluções para aqueles que precisam de emprego e qualificação adequada para ingressar no mercado de trabalho formal.
O projeto de capacitação do Instituto Estou Refugiado representa uma oportunidade de geração de renda para todos que chegam ao Brasil em busca de autonomia e melhores perspectivas. Também oferece uma forma de aprendizado voltada para novas maneiras de sustento, além de promover a ajuda socioemocional com o projeto de arteterapia.
No escritório, em parceria com outros grupos, realizamos atividades que visam qualificar, desenvolver e aperfeiçoar habilidades profissionais. Incentivamos a prática profissionalizante em colaboração com empresas parceiras, visando aprimorar o exercício de diferentes profissões.
Nosso programa foi pensado para profissionais de diversas áreas, ampliando as possibilidades de troca de experiências sob uma perspectiva multiprofissional. As formações incluem trabalhos manuais profissionalizantes e novos conhecimentos técnicos, proporcionando aprimoramento específico e aplicado ao trabalho profissional, seja em caráter individual ou em atividades institucionais.
O programa de capacitação busca desenvolver conhecimentos e técnicas específicas em diversas áreas, sendo aberto ao público em geral, sem exigência de escolaridade mínima, mas voltado para pessoas acima de 18 anos.
As aulas de português continuam como uma base importante para aqueles que chegam ao Brasil. É uma ferramenta essencial para melhor adaptação das pessoas migrantes e em situação de refúgio. Esse ano ganhamos o selo municipal de Direitos Humanos e Diversidade em sua 7ª edição.
Nossos abrigos são referência no que tange as relações mais horizontalizadas e receberam um grande contingente de pessoas em situação de refúgio, principalmente famílias e mulheres nacionais do Afeganistão. Acreditamos que uma realidade multiétnica e plural reforça a democracia e os direitos fundamentais dos vários indivíduos.
Em 2024 tivemos muitos encontros com a comunidade acadêmica, participamos de rodas de conversa bastante construtivas, e de festividades que nos aproximaram de novas culturas. Com isso, queremos incentivar o aprendizado de costumes e de novos saberes que os imigrantes trazem para o nosso país. Nós nos pautamos sempre em diretos sociais previstos na constituição de 1988 e nas várias legislações que protegem os migrantes e as pessoas em situação de refúgio. Para 2025, já temos planos e metas definidos! Queremos mais cursos, mais workshops e aprendizados para a comunidade e para nossos acolhidos!